Seu score continua sempre o mesmo? O limite do seu cartão nunca aumenta? Neste artigo vamos passar algumas dicas de como aumentar seu score e conseguir aquele tão sonhado aumento de limite do cartão de crédito. Primeiramente, entenda que score é um indicador financeiro consultado pela maioria das instituições financeiras e de proteção ao crédito. Assim, trata-se de uma métrica resultante dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito. Você pode consultar o seu score no site da SERASA.

Exemplo do indicador de Score positivo

Como Aumentar o Score

Segundo o mais recente levantamento da Serasa, divulgado em setembro de 2022, indica que o crescimento da inadimplência no Brasil tem aumentado, ou seja, as pessoas não estão pagando suas contas! Com aumento de 411 mil novos inadimplentes frente aos 340 mil registrados entre os meses de julho e agosto. Resumindo, 68,39 milhões de brasileiros estão com o nome restrito.

Com relação ao perfil dos inadimplentes, os brasileiros de 31 a 40 anos se destacam na faixa etária, representando 31,3% do total dos inadimplentes.

Essa questão é muito importante, pois é o fator principal para aumentar o score e ter mais chances de aumento de limite de cartão de crédito.

Sem mais delongas, veja abaixo como aumenta score e limite do cartão de crédito.

Deixe as contas em dia

Pode parecer obvio, mas a primeira ação para aumentar o seu score é pagar as suas contas na data de vencimento, não deixar atrasar, ou, melhor ainda, será se conseguir pagar antes da data de vencimento.

Quando você paga as suas contas na data de vencimento, ou antes dessa data, está mostrando para o indicador financeiro que paga as suas contas em dia e que é um pagador confiável. Sendo assim, se a instituição financeira ceder crédito para você, as chances de ela receber em dia, ou até antes, são maiores.

Agora, se você está com as contas em atraso é fundamental a quitação delas, para que o seu Score comece a melhorar. O primeiro passo que você pode dar é o Serasa Limpa Nome, que disponibiliza ofertas de negociação de dívidas com condições especiais. O valor médio de cada acordo ficou em R$ 705,03 e o estado de São Paulo segue em destaque, representando 29,69% das renegociações.

Evite ter muitos cartões de crédito

Evite contratar muitos cartões de crédito, isso pode aumentar seus gastos e levar a um descontrole das suas finanças. Pagar faturas ou diminuir a procura por crédito, podem aumentar a sua pontuação.

Contratar muitos cartões de crédito pode indicar ao mercado um risco de você não conseguir pagar suas contas e faturas, por isso o seu Score diminuiu.

Pague sempre em dia o valor total das faturas dos seus cartões de crédito e o seu score voltará a aumentar.

Não busque constantemente por crédito

As consultas ao seu CPF são importantes para identificar o seu relacionamento com o mercado ou o interesse do mercado em fazer negócios com você, contribuindo para a análise do seu perfil de risco de crédito.

Consultas feitas por empresas de serviços, como internet ou energia, por exemplo, podem sugerir que você utiliza ou pretende utilizar esses serviços e influenciar positivamente sua pontuação.

Já as consultas realizadas por empresas financeiras, quando em excesso, podem indicar busca constante por crédito, podendo diminuir sua pontuação devido ao possível aumento de risco de inadimplência.

Tenha seu cadastro positivo ativo

Não possuir informações no Cadastro Positivo também pode afetar seu Score, na medida em que há menos informações disponíveis para análise. Mesmo que o score não considere somente as informações referentes ao histórico de dívidas negativadas de uma pessoa, as informações de compromisso com crédito possuem maior relevância na composição da pontuação.

Portanto, mesmo que você nunca tenha tido dívidas negativadas ou pendências em seu nome, mas segundo informações do seu Cadastro Positivo tenha atrasado o pagamento de alguma fatura de cartão de crédito ou parcela de financiamento ou empréstimo que contratou, poderá ter sua pontuação do score afetada.

Certo! Mas como aumentar o limite do cartão de crédito?

Subentendido que seu score está “nas alturas” e suas contas todas em dia, agora vamos aos pontos importantes para conseguir aumentar o limite do seu cartão de crédito:

Não atrasar o pagamento das faturas;

Explorar bem o limite atual;

Concentrar seus gastos no cartão Nubank;

Evitar o crédito rotativo;

Pagar o total da fatura até a data de vencimento;

Manter sua renda atualizada no app da operadora de cartão de crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *